domingo, 12 de junho de 2022

Acrisio Sena (PT) visita Comunidade São Pedro em Itapajé

 

Dep. Acrisio Sena (PT) conversa com moradores de São Pedro
O deputado estadual Acrisio Sena (PT) visitou a comunidade São Pedro, na sede do município de Itapajé, para o lançamento de um Comitê Popular de Luta. Na ocasião, o parlamentar conheceu as demandas da comunidade e as suas reclamações em relação à falta de atenção por parte do poder público. O deputado esclareceu para os moradores que há distintos níveis de responsabilidade, sendo que algumas coisas são de total responsabilidade da gestão municipal, outras cabem ao governo do estado, e algumas só são resolvidas pelo governo federal, e se colocou à disposição para encaminhar as lutas junto com a comunidade, dialogando com os três níveis do poder público, municipal, estadual e federal.

Assessor Bené fala sobre cursos para os jovens
A comunidade apresentou como principais demandas: Pavimentação de áreas devastadas pelas chuvas e que impossibilitam a passagem dos moradores; creche para as crianças; emprego para os jovens e para as mulheres; apoio ao esporte; cursos profissionalizantes; transporte para atendimento médico fora do município; entre outras necessidades.

Mulheres participaram da reunião com Acrisio Sena (PT)
O deputado orientou os moradores a fortalecer a sua organização e formar uma comissão para lutar pelas melhorias para a comunidade. O parlamentar se dispôs a ajudar nas lutas locais.  

Lançado o Comitê Popular da Comunidade São Pedro
Durante a visita do deputado estadual Acrisio Sena (PT) foi lançado o Comitê Popular da Comunidade São Pedro, que ajudará a organizar as lutas dos moradores. A mobilização na comunidade está sendo conduzida pela representação local da Organização Popular Luta e Poder ao Povo/LP2, que articula para os mandatos da deputada federal Luizianne Lins (PT) e deputado estadual Acrisio Sena (PT).
 
A LP2 na Comunidade São Pedro tem à frente o jovem Leonardo, que milita com esporte, juventude e luta comunitária, contando com a adesão e apoio dos moradores. 
 
Esse é o quarto Comitê Popular de Luta que está sendo organizado em Itapajé, os demais são: Comitê Popular de Luta de Serrote do Meio (conduzido por Bernardo, militante do Movimento Negro Unificado/MNU e por Fátima Mesquita ativista ambiental e da cultura) ; Comitê Popular de Luta do Bairro Santa Rita (organizado por Wandy, militante da LP2 de Itapajé); e Comitê Popular de Luta das Juventudes (liderado por jovens do Serrote do Meio).
 
Os vários Comitês Populares de Luta, criados em Itapajé e liderados por ativistas, coletivos e movimentos sociais distintos, formam uma nova rede de organização e mobilização  social com potencial para inovar e mudar para melhor a realidade do município.

 

W. Del Campo.

segunda-feira, 6 de junho de 2022

Itapajé cria 4 Comitês Populares pró-Lula

 

Criação do Comitê Popular de Serrote do Meio

A Organização Luta e Poder ao Povo/LP2 esteve no município de Itapajé no dia 04 de junho/2022, para colaborar na organização de Comitês Populares em apoio à futura candidatura do ex-presidente Lula ao Governo Federal. Militantes da LP2 se reuniram com moradores do distrito Serrote do Meio, da comunidade São Pedro e do bairro de Santa Rita, além de representantes das juventudes locais.

Durante a visita foram criados os comitês do Serrote do Meio, do bairro Santa Rita, comunidade São Pedro, e o comitê de juventude.

A mobilização em Itapajé conta com a forte organização do distrito Serrote do Meio onde atua Bernardo, representante do Movimento Negro Unificado/MNU, ex-coordenador de Políticas de Igualdade Racial da prefeitura de Fortaleza, e grande articulador da Economia do Negro; e com Fátima Mesquita, ex-secretária de cultura de Fortaleza e ativista da cultura e do meio ambiente, além de jovens e moradores engajados nas lutas comunitárias e sociais. 

Fátima Mesquita mostra como cadastrar os Comitês
Na comunidade São Pedro quem lidera é Leonardo, jovem com forte atuação com o esporte e com as pautas da comunidade. 

Adesão da juventude na comunidade São Pedro

No bairro Santa Rita a mobilização fica por conta de Wandy que milita na causa animal e no movimento comunitário. 

Wandy (de óculos) e a militância do Bairro Santa Rita
Jovens de todas as comunidades atuarão junto no movimento das juventudes.

Representantes do grupo afirmaram que os quatro comitês populares contam com o apoio da LP2 e agirão apoiando as comunidades, discutindo conjuntura e as demandas locais, e mobilizando as populações para a grande transformação política e social que o povo brasileiro está construindo pela base.

 

W. Del Campo.

 

quarta-feira, 1 de junho de 2022

Perdemos Rosa da Fonseca. Estamos de Luto!

 

Professora Rosa da Fonseca

Perdemos a Rosa! Para o movimento social e político do Ceará, a morte de Rosa da Fonseca é um duro golpe! O movimento deixa de contar com a força, inteligência e carisma de uma das maiores lutadoras sociais da história do Brasil. E nós, do Movimento Dias de Luta e da Organização Popular Luta e Poder ao Povo/LP2 sentimos demais essa perda. Rosa da Fonseca foi referência para nós desde o nosso surgimento no final da década de oitenta. Rosa da Fonseca deixa saudades e um grande exemplo de vida e de luta. Mesmo não contando mais com a sua presença física no front social, para sempre a Rosa estará presente como referência para nós e para as futuras gerações de lutadores sociais. Rosa vive! Vá em paz guerreira do povo!!

Saiba mais em:  https://www.opovo.com.br/noticias/politica/2022/06/01/rosa-da-fonseca-morre-aos-73-anos-em-fortaleza-vitima-de-cancer-de-ovario.html


Movimento Dias de Luta

Organização Popular Luta e Poder ao Povo/LP2