O Radar do Cosmos captou e traz para essa coluna, uma nova força política e comunitária que vem, discretamente, mudando o cenário político do Ceará. A Organização Popular Luta e Poder ao Povo/LP2 já se mobiliza em 10 municípios do estado, e se diferencia pelo forte trabalho de articulação política e atenção permanente às bases sociais do grupo.
A LP2 é um fenômeno para ser acompanhado pela Ciência Política, pois tem desempenhado importante papel de aproximação entre o poder político e as demandas sociais das comunidades. De 2016 para 2022, a Organização praticamente triplicou o seu desempenho eleitoral e prepara novas estratégias para 2024.
Força política emergente, mas composta por experientes militantes dos Movimentos cultural, estudantil, comunitário e político, a LP2 tem caminhado ao lado de ícones como a deputada federal Luizianne Lins (PT), Acrísio Sena (PT) e governador Elmano de Freitas (PT), mas se mantém como um grupo independente e pautado por um programa próprio que se difere em alguns pontos fundamentais da esquerda tradicional. Uma das questões programáticas próprias da LP2 é a defesa da construção do Lumpem como classe protagonista das transformações sociais, e o foco comunitário que prioriza a organização de base e as ações de tipo bottom-up.
A LP2 exerce influência no setor social, políticas públicas, tecnologias sociais, setor acadêmico e cultural. Com atuação diversificada e multissetorial, o grupo vem se tornando uma alternativa promissora às velhas maneiras de fazer política, e dessa forma tem atraído importantes setores sociais do estado.
Para 2024 a LP2 prepara projetos políticos e eleitorais que devem acontecer nas regiões Norte; Maciço de Baturité; Região Metropolitana de Fortaleza; na própria Capital; e no Vale do Curú.
Vamos acompanhando e trazendo as novidades sobre essa nova força que emerge no Ceará.
Cosmos Filho.
Nenhum comentário:
Postar um comentário