quinta-feira, 31 de agosto de 2023

PT de Paraipaba realiza plenária e foca 2024

Militância do PT de Paraipaba reunida em plenária
Às 18h do dia 30/08/2023 aconteceu, no Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Paraipaba-CE, a Plenária do PT de Paraipaba. A reunião iniciou com as boas-vindas de Rita Morais (Secretária do Diretório) e de Daniel (Presidente do PT Paraipaba). Logo após, tivemos a fala do convidado Raimundo Ângelo (Secretário de Formação do PT estadual) que realizou uma análise do cenário atual,  e falou sobre os seguintes assuntos:

 Disse que o Diretório Nacional do PT decidiu não realizar o Processo de Eleição Direta/PED este ano; que todos os diretórios devem realizar plenárias sobre temáticas como análise de conjuntura, formação política, mudar (quando necessário) dirigentes, tratar pautas municipais com objetivos de melhorar a organização para as próximas eleições, dentre outros temas.

Raimundo Ângelo, secretário de formação do PT estadual e Ritinha Moraes, secretária do PT Paraipaba

O dirigente estadual do PT falou também sobre o crescimento econômico que o Brasil experimenta nesse novo ciclo do terceiro mandato do presidente Lula, com alta no número de pessoas empregadas e boa geração de empregos, 21 milhões de pessoas alcançadas pelo Bolsa Família, baixa da inflação, 30 bi no Minha Casa Minha Vida (com o objetivo de financiar 2 milhões de imóveis em quatro anos), mais crédito, construção de escolas etc.; enfatizou ainda as ações do governo federal e governo estadual voltadas para as trabalhadoras e trabalhadores rurais.

Para o dirigente, o país vive uma nova fase. Mas, segundo ele, é preciso entender que há dificuldades, e uma delas é que o congresso nacional é formado por uma maioria de siglas do “centrão” e isso exige negociações. Raimundo destacou que houve uma vitória nas eleições, mas o bolsonarismo ainda persiste, por isso é necessário reabrir/fortalecer os comitês populares e que para estar nesses espaços não é preciso ter a carteirinha do PT.

Sobre eleições 2024 

Raimundo Ângelo falou sobre a necessidade de construir um plano de formação política para o partido local, discutir o cenário municipal, organizar chapa de vereadores e discutir a postura do partido em relação a eleição para prefeito(a). Raimundo disse que o objetivo do partido para 2024 é manter as prefeituras atuais e eleger mais 20 a 25 prefeitos/as, e que o PT deseja construir uma hegemonia no estado, principalmente institucional, com vereadores/as e prefeitos/as.

Desempenho eleitoral da deputada federal Luizianne Lins em Paraipaba foi lembrado

Greve das prefeituras e  queda na arrecadação do Fundo de Participação dos Municípios/FPM

Daniel (atual presidente do PT de Paraipaba) indagou sobre as secretarias municipais que foram fechadas e as paralisações que ocorreram no dia 30/08, em todo o País, devido a queda no repasse do Fundo de Participação dos Municípios/FPM. Em relação a esse tema, Raimundo Ângelo explicou que há uma queda, identificada pelo censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística/IBGE, no número de habitantes de vários municípios, e que isso impactou sobre o repasse a que os municípios têm direito em relação ao FPM,. Frisou que as prefeituras estão exigindo aumento, e que o governo está buscando solução para o problema. Mas lembrou também que em alguns casos é necessário que as gestões municipais façam o "dever de casa", controlando gastos e buscando outras fontes de financiamento. 

Ainda sobre essa questão, professor Beto disse que o PT precisa analisar a situação para dar uma resposta para além do censo demográfico, rediscutir o pacto federativo (há municípios que precisam de mais verbas que outros) para levar para o congresso nacional. Enfatizou que na atual conjuntura é preciso ter argumentos sólidos para combater o fascismo e a desinformação que persiste.

Hildeberto Xavier (prof. Beto)
Professor Rigoberto também opinou sobre o tema,  ele destacou que o governo federal está preparando um pacote para socorrer as prefeituras e que as taxações das grandes fortunas irão contribuir para geração de receita federal. 

O jovem Manoel Júnior, integrante da juventude do PT de Paraipaba, falou da necessidade das prefeituras refazerem sua política social e repensar outras fontes, trazendo indústrias para geração de receitas e empregos, por exemplo. Além disso, informou que há um plano do governo federal para o aumento dos repasses para as prefeituras para o próximo ano.

Célio Pescador (de vermelho) e jornalista Júnior Soares

O pecador e ambientalista, Célio Pescador,  que atualmente preside a Colônia de Pescadores Z25 de Paraipaba, falou da necessidade de ter uma atenção para a comunidade pesqueira e sugeriu que haja uma reunião com o governador para tratar das demandas dos pescadores locais. Raimundo Ângelo então sugeriu a preparação de um documento com pautas sobre a comunidade pesqueira para discutir com o IDT e a Secretaria de Trabalho do Ceará, e que a partir daí esses órgãos, junto com os pescadores, poderiam encaminhar as demandas ao governador. 

Militantes do PT de Paraipaba e convidados

Encaminhamentos 

 A representação da Organização Luta e Poder ao Povo/LP2 ao comentar sobre as falas, refletiu que há importantes tarefas para a militância do PT de Paraipaba, e encaminhou junto com a plenária:

  • A criação de estratégias que garantam acesso da militância às informações para conseguir discutir a situação atual e combater as Fake News (discussão dentro do grupo de WhatsApp com links que trazem fontes confiáveis);
  • Que a militância tenha mais informações para ter uma opinião embasada com dados confiáveis sobre a situação dos repasses do FPM;
  • Que o partido adote causas como a questão do transporte coletivo que não está disponível para a população (atualmente não há ônibus intermunicipais atendendo a população de Paraipaba) e a defesa do Morro de Lagoinha, monumento natural e turístico que se encontra ameaçado de desaparecer pela ação humana e pelas intempéries.
  • Que o partido crie mais espaços virtuais e presenciais de discussão e engajamento para a militância na região;
  • Se organizar para o PEDEX* (10/09) e recompor o diretório municipal;
  • Preparar chapa de vereadores e vereadoras para a eleição 2024; 
  •  E retomar o plano de ação municipal que nasceu a partir da experiência de candidatura própria lançada em 2020. O Plano de Ação do PT de Paraipaba surgiu baseado nas propostas de campanha dos candidatos e candidatas a vereador(a) e a prefeito nas eleições daquele ano, e segue sendo atualizado pela militância petista do municipio. 

 *O PEDEX é o processo de eleições extraordinárias do PT, e no caso de Paraipaba acontecerá no dia 10/09/23 com o objetivo de reorganizar o Partido e fortalecer a atuação no Município.

 

W. Del Campo.

Com informações e fotos de Andreia Fernandes. 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário