Johnson Sales fala sobre o potencial da economia criativa para a inclusão nas periferias |
Militantes da Organização Luta e Poder ao Povo/LP2 participaram de um seminário do programa de governo do Partido Socialismo e Liberdade (PSOL). A LP2 atua internamente no Partido dos Trabalhadores/PT e compõe o "Campo de Esquerda" (ajuntamento de grupos, movimentos, coletivos e tendências, que se articulam sob a liderança da deputada federal, e ex-prefeita de Fortaleza, Luizianne Lins/PT).
Encontro de militantes com laços políticos históricos |
Vários dirigentes e militantes do PSOL, vieram da mesma base política da LP2. Nomes como Alexandre Uchôa (presidente estadual do PSOL) e Adelita Monteiro (secretária estadual de juventude do governo do estado do Ceará) e o próprio Técio Nunes (pré-candidato do PSOL à prefeitura de Fortaleza) militaram na base do grupo que hoje se identifica como LP2.
Técio Nunes é pré-candidato a prefeito de Fortaleza pelo PSOL |
O encontro entre as duas militâncias se deu na noite do dia 27/06/2024, na sede do PSOL, durante seminário que discutiu Economia Criativa e Tecnologia e Inovação. O seminário contou com a participação do sociólogo Johnson Sales que contribuiu com a discussão e saudou a iniciativa do PSOL de lançar uma pré-candidatura identificada com a periferia e representada por alguém que vem de comunidade.
Ozinete Santana, Andreia Fernandes e Ana Cristina, dirigentes da LP2, marcaram presença |
Para Johnson Sales, a pré-candidatura de Técio Nunes (que conhece bem essas realidades) tem a condição de dar voz às demandas mais urgentes e básicas das populações periféricas de Fortaleza. O sociólogo também defendeu que o PSOL adote, em seu programa de gestão, e nas propostas das pré-candidaturas proporcionais, e na majoritária, políticas objetivas de inclusão socioeconômica e empregabilidade, que tenham a economia criativa e o desenvolvimento sustentável como base.
Fortalecer as esquerdas e a periferia, e combater os reacionários.
Membros da direção do grupo informaram que a participação da LP2 no seminário do PSOL faz parte dos esforços da Organização para fortalecer a esquerda no Ceará (com especial atenção para movimentos periféricos) e contribuir com o enfrentamento com pautas e ações dos grupos reacionários do estado.
Cosmos Filho.