quarta-feira, 29 de maio de 2024

Apicultura de Paraipaba discutida na ALECE

 

Robério do MST defende a Apicultura de Paraipaba

O Apicultor, Robério Angelo (O Robério do MST) participou, a convite da Comissão de Agropecuária (CA) da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), na terça-feira (28/05), de audiência pública que discutiu a apicultura no Ceará. 

A audiência pública foi solicitada pelo presidente do colegiado,  o deputado estadual  Missias Dias (PT). O parlamentar falou da importância do fortalecimento da cadeia produtiva da apicultura, e que é preciso resolver gargalos, como a organização e a comercialização de produtos. O deputado também disse que o desmatamento e o uso de agrotóxicos são grandes ameaças para a produção de mel, devido a afetar a sua qualidade, chegando em alguns casos a acabar com as colmeias, "a exemplo na Chapada do Apodi, onde os enxames dos produtores perderam tudo, foi perdido tudo justamente por contaminação dos agrotóxicos". 

Robério do MST com Deputado estadual Missias (PT)

Robério compôs a mesa da audiência e se pronunciou defendendo mais incentivos (crédito) para a produção, além de construção de  estrutura física (casa mel) para os apicultores paraipabenses. Robério do MST questionou a burocracia presente nas ações de da comercialização, sugerindo ainda que fosse feita lei para incluir o mel na merenda escolar. Robério destacou que "o mel é um alimento medicamentoso". Por isso é necessário garantir a sua produção e comercialização.

Robério do MST é pré-candidato a vereador pelo PT de Paraipaba.

Leia mais em: https://www.al.ce.gov.br/noticias/46603-produtores-de-mel-cobram-politicas-de-incentivo-a-apicultura-no-ceara

 

João Filho.

Com informações da ALECE 

Créditos das fotos: Robério e Dario Gabriel

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário