Paraipaba tem recebido grandes empreendimentos turísticos como o Hard Rock Hotel (que inacreditavelmente se chama Hard Rock Hotel Fortaleza) e os empreendimentos do empresário Luciano Cavalcante. O que esses dois empreendimentos têm em comum? Causam grande impacto econômico, ambiental e social.
Ao mesmo tempo, a agricultura familiar do Município padece sem apoio governamental, a água é escassa no antigo perímetro irrigado e os lotes, antes produtivos, vão se urbanizando numa velocidade preocupante.
Divulgação internet |
Também o artesanato e as produções culturais locais estão entregues à própria sorte e não contam com nenhuma política pública de apoio.
Diante destas duas realidades concomitantes, podemos indagar qual a responsabilidade social empresarial desses grandes empreendimentos turísticos que se instalam no Município, em relação às cadeias produtivas tradicionais de Paraipaba, eles comprarão parte da produção agrícola dos produtores locais? Eles farão investimentos de contrapartida para assegurar a irrigação do perímetro? Qual será a relação desses grandes empreendimentos turísticos com os produtores culturais, artistas e artesãos de Paraipaba?
Essas são perguntas que não podem ficar sem resposta. Esses grandes empreendimentos devem oferecer contrapartidas sociais dignas dos milhões que vão lucrar às custas do Município de Paraipaba e das suas belezas e recursos naturais.
Watcher de la Rua.
Nenhum comentário:
Postar um comentário