quarta-feira, 11 de dezembro de 2019

Da Economia Criativa ao Direito à Cidade - Hip Hop dá exemplo! E cobra inclusão e visibilidade


Show "Ceará Hip Hop" - Encerramento da Semana Estadual
do Hip Hop 2019
Sim, Fortaleza foi agraciada com a chancela de “Cidade Criativa do Design” pela UNESCO. Ao mesmo tempo, a economia criativa figura como um dos eixos estratégicos de desenvolvimento da Capital cearense no programa "Fortaleza 2040", ou seja, como algo a se trabalhar pelo menos, pelos próximos quarenta anos na Cidade. Além disso, o Governo do Estado do Ceará, no projeto "Ceará 2050" também inclui a economia criativa como elemento importante no seu planejamento estratégico de longo prazo. 

 
Foto Fórum Cearense de Hip Hop

Dito isto, é preciso registrar que um dos mais importantes marcos legais da economia criativa tanto em Fortaleza como no Ceará, foi pensado e implementado pelo movimento periférico Hip Hop. Isso mesmo, o Movimento Hip Hop é pioneiro em se tratando de marcos legais que fomentam e apoiam a inclusão socioeconômica e o desenvolvimento sustentável a partir da cultura e da criatividade. Trata-se da lei municipal que institui a Semana Municipal do Hip Hop de Fortaleza e da Lei Estadual que institui a Semana Estadual do Hip Hop do Ceará, a primeira aprovada na câmara de vereadores e sancionada pelo prefeito de Fortaleza, e a segunda aprovada pela Assembléia Legislativa e sancionada pelo governador do Ceará. Ambas são de 2009, sancionadas em 2010.

Alguns órgãos governamentais e parlamentares ajudaram a realização da Semana Estadual e do Encontro Estadual de Hip Hop 2019 disponibilizando apoio na forma de transporte, alimentação, local para as atividades e estrutura de palco, som e luz para as apresentações artísticas. Além dos apoios abaixo-listados, destacam-se a Livraria Lamarca, o Centro Cultural Bom Jardim (CCBJ), Centro Cultural Belchior, Centro Cultural Patativa do Assaré (CCPA), Secretaria da Educação do Estado, Secretaria de Meio Ambiente do Estado e Secretaria da Cultura do Estado , Prefeitura do município de Barreira, Escola de Cultura, Comunicação, Ofício e Artes ECOA Sobral e Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura.

Artur Bruno - Secretário de meio ambiente do Governo do Estado participa do Encontro Estadual de Hip Hop 2019
Grafiteiro Nick representa o mandato da vereadora Larissa Gaspar no Encontro

Deputado federal Denis Bezerra apoiou o Encontro Estadual de Hip Hop 2019
Deputada federal Luizianne Lins apoiou o Encontro Estadual de Hip Hop 2019
Vereadora Larissa Gaspar apoiou o Encontro Estadual de Hip Hop 2019

Importante dizer que neste ano (2019) a Semana Estadual do Hip Hop realizou um Encontro Estadual com jovens de várias regiões do Ceará, um conjunto de rodas de conversa sobre temas como Hip Hop e políticas públicas, Hip Hop e institucionalidade, Hip Hop e teoria política, Hip Hop e mercado, Hip Hop e meio ambiente, Hip Hop e participação feminina, Hip Hop e direito à cidade, além de discutir a inclusão socioeconômica e o desenvolvimento sustentável a partir do Hip Hop e da economia criativa.

Novas lideranças de várias regiões do Ceará despontam com o FCH2:

Afrânio (Caucaia)

Viviane (Barreira)


Ivanilson (Maracanaú)
Ana Cristina/Cris (Fortaleza)

Joel (Sobral)

Uzz (Sobral)
Danilo (Baturité)


Desse conjunto de discussões nasceu uma "Carta ao Poder Público e à Sociedade Cearense" que deverá ser apresentada em uma audiência pública da Assembléia Legislativa do Estado, logo após o recesso de final de ano. Esse documento deverá apresentar reivindicações relacionadas com os temas debatidos e com a situação atual das juventudes nas periferias do Ceará.
Jovens de várias regiões do estado participam do Encontro Estadual do Hip Hop do Ceará

Grupo de Trabalho durantee o Encontro Estadual de Hip Hop 2019

Com tamanho protagonismo, é impensável que esse segmento do movimento cultural e criativo do estado continue a ser ignorado pelos poderes públicos quando elaborados os projetos e programas de cultura, economia criativa e desenvolvimento territorial, tanto em Fortaleza, como em nível de Ceará. Afinal, como falar em distritos, bairros, territórios e ou corredores criativos sem levar em conta o Movimento Cultural que mais pensa e atua com economia criativa no estado: O Hip Hop. Fica a dica!

Mais fotos do show de encerramento da Semana Estadual do Hip Hop do Ceará na página do Centro Cultural Dragão do Mar no Facebook: https://www.facebook.com/pg/dragaodomar/photos/?tab=album&album_id=2608859412483905&__tn__=-UC-R


 Watcher de la Rua.

Um comentário: