quarta-feira, 27 de novembro de 2019

Polo Criativo do Conjunto Ceará foi apresentado ao Observatório de Fortaleza

Coletivo Território Criativo apresenta o Polo Criativo do Conjunto Ceará
Na tarde do dia 26 de Novembro, a tecnologia social Polo Criativo do Conjunto Ceará foi oficialmente apresentada à Cidade, durante o evento "Tardes no Observatório", roda de conversa produzida pelo Observatório de Fortaleza e transmitida ao vivo pela internet.

Laízi Fracalossi -

Economia da Cultura- SECULT-CE
Estiveram presentes como debatedores, representantes da Secretaria da Cultura do Estado, Secretaria de Cultura de Fortaleza e Secretaria de Desenvolvimento Econômico da prefeitura de Fortaleza, além de representante do Instituto Centro de Ensino Tecnológico/CENTEC, ligado à Secretaria de Ciência e Tecnologia do Governo do Estado, e o próprio Observatório de Fortaleza.

O Coletivo Território Criativo/TC que desenvolveu a Tecnologia Social "Polo Criativo do Conjunto Ceará" e a metodologia "Pró-polos Criativos" de fomento ao desenvolvimento territorial através da economia criativa, realizou a apresentação.

Cláudia Leitão Observatório de Fortaleza
Segundo o Coletivo Território Criativo, um Polo Criativo é um conjunto de empreendimentos criativos geograficamente próximos e circunscritos a um território de pequena dimensão. Espaços onde são realizadas várias atividades unindo diversos grupos e pessoas em torno de uma identidade cultural. E o Polo de Lazer do Conjunto Ceará reúne tais características. O Polo Criativo é principalmente uma estratégia de desenvolvimento endógeno que considera que toda e qualquer comunidade tem em si própria os principais elementos para o seu desenvolvimento. O TC afirma que criatividade é uma matéria prima democraticamente distribuída e inesgotável.

O TC defende que alguns dos equipamentos existentes devem ser apoiados por políticas públicas e geridos de forma colaborativa entre governo e comunidade. E dentro de um plano estratégico de desenvolvimento para o Conjunto Ceará, eles devem ter o seu papel social redefinido.


Como base para a atuação do Polo Criativo, o TC apresentou a proposta de instalação de um HUB Social e de uma Incubadora de Negócios Criativos no Polo de Lazer do Conjunto Ceará. 

O Polo Criativo do Conjunto Ceará vem sendo trabalhado pelo TC desde 2012 e tem como sede o polo de lazer, que atualmente está passando por uma reforma e requalificação por parte do Governo do Estado do Ceará. O Polo Criativo é atualmente a principal proposta de requalificação para o local após a reforma.

*Fotos Joy Alves.

Watcher de la Rua.

terça-feira, 26 de novembro de 2019

Semana Estadual do Hip Hop do Ceará debaterá "A cultura Hip Hop e a relação com o estado e os partidos políticos"





Roda de conversa com referências do Movimento Hip Hop

Em pauta a luta para conquistar e ir além das políticas públicas, alcançar políticas de Estado; e a difícil relação do movimento com os partidos políticos 

Atividade integrante das comemorações da Semana Estadual de Hip Hop.

Dia 27/11
19h
No auditório do Centro Cultural Dragão do Mar

Fórum Cearense de Hip Hop - FCH2

Polo Criativo do Conjunto Ceará será apresentado no Observatório de Fortaleza


Integrantes da Feira Chafuridim, do Coletivo Território Criativo, do Laboratório Varal: iniciativas de Extensão em Design Social da Universidade Federal do Ceará (UFC) apresentarão seus projetos e debaterão o tema com representantes das Secretarias de Cultura Estadual e Municipal (Secult/Secultfor) e Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE).

O Coletivo Território Criativo apresentará a proposta do Polo Criativo do Conjunto Ceará e as ações estruturantes planejadas para impulsionar o desenvolvimento sustentável da região após a reforma do polo de lazer da comunidade (obra em andamento)

O evento será transmitido ao vivo pelo Facebook do Observatório de Fortaleza
https://www.facebook.com/observatoriodefortaleza2019

segunda-feira, 25 de novembro de 2019

A postura da Prefeitura em relação ao Conjunto Ceará beira o escárnio

Um invasor que instalou um contêiner no terreno pertencente ao Centro Cultural Patativa do Assaré (portanto, terreno da COHAB-CE de responsabilidade do governo do Estado) constrói um banheiro de alvenaria junto à invasão. Do outro lado uma igreja evangélica está erguendo um muro de tijolos e cercando parte do terreno público por trás de onde vai ser construido o cachorrodrómo da reforma do polo. Igual a essas, dezenas de invasões dos terrenos públicos estão acontecendo nesse momento no polo de lazer sob a omissão ou conivência do poder público. Onde está a fiscalização da Prefeitura de Fortaleza? onde está a Regional V? Por que essas irregularidades não estão sendo coibidas? Alguém sabe, pode ou quer responder?

Movimento S.O.S. Conjunto Ceará

O que disseram as autoridades no dia em que assinaram a ordem de serviço para a reforma do polo de lazer do Conjunto Ceará




“Fizemos um projeto junto com a comunidade e agora estamos voltando para dar a ordem de serviço da requalificação. Vai ter playground, quiosques, pista de skate, anfiteatro. Vai ficar bonito." [Camilo Santana - Governador do Ceará].

Já se passaram quase 18 meses depois que o governador fez essa fala em um palanque armado na "praça principal da comunidade". E a obra da reforma do polo de lazer do Conjunto Ceará ainda não saiu do discurso.

Note-se que com a frase: "Fizemos um projeto junto com a comunidade" o Governador festeja a participação popular na elaboração do projeto da reforma do polo (proposta elaborada pelos coletivos que compõem o Movimento S.O.S Conjunto Ceará, Associação dos Empreendedores do Polo, Centro Cultural Patativa do Assaré e Governança do Polo de Lazer com ajuda de estudantes de arquitetura e urbanismo da Universidade Federal do Ceará/UFC). Já os oportunistas, que querem se apoderar da obra e retirar os direitos dos empreendedores, se referem a essa mesma participação de uma forma negativa, dizendo que a participação da comunidade atrapalha e atrasa. É só prestar atenção nas falas desses políticos e dos seus "cabos eleitorais" para perceber esse detalhe. Afinal, dizer que um indivíduo é o responsável por conquistar a reforma, escondendo todos os outros atores (movimentos, coletivos, entidades e pessoas) que lutaram e lutam por essa obra, interessa para quem quer se apropriar de uma luta que não lhe pertence. 

"uma obra muito esperada, que é o novo Polo de Lazer, um tradicional ponto de encontro, de festividades. Aqui estava meio abandonado, o tempo tratou que ele não ficasse como a comunidade quer. É uma obra de mais de R$ 4 milhões. Aqui terá quadra, novo piso, iluminação, uma miniareninha, até cachorródromo. Vai ser uma das praças mais bem estruturas da cidade”. [Roberto Claudio, prefeito de Fortaleza].

O prefeito diz que o polo de lazer do Conjunto Ceará estava "meio abandonado". Na verdade, o espaço se encontrava totalmente abandonado pela administração municipal, que não realizava nenhuma benfeitoria e apenas cobrava (e cobra) taxas dos empreendedores sem emitir nem ao menos um alvará de funcionamento para os empreendimentos, e os oprimia (e oprime) com fiscalizações abusivas. O prefeito diz ainda que "o tempo tratou que ele não ficasse como a comunidade quer". Dessa forma o mandatário municipal quer responsabilizar o tempo (ou, seja, o desgaste natural de uma estrutura construída há mais de vinte anos) pela situação degradante que o polo se encontra. A verdade é que o abandono e descaso da sua própria administração, que nunca realizou nenhuma benfeitoria no polo, tem responsabilidade pelo estado de abandono e degradação do lugar.

Ressalte-se que, essa mesma administração municipal, ignorando completamente a requalificação do polo de lazer, transferiu sem consulta à comunidade, a feira de carros da Parangaba para dentro do polo de lazer, causando um caos urbano com ocupação de terrenos públicos por vendedores de carros, ameaça ao meio ambiente e desprezo por qualquer planejamento das ações na região.

Portanto, que a comunidade analise as falas, os contextos, as atitudes, omissões, e suas consequências e saiba dar a resposta nas próximas eleições. Afinal, somos uma comunidade esclarecida e ciente dos nossos direitos. 2020 vem ai!



Movimento S.O.S. Conjunto Ceará.

Watcher de la Rua.

sábado, 23 de novembro de 2019

Renovação no Movimento Social de Paraipaba-CE



Em meio ao descaso da prefeitura municipal de Paraipaba com os estudantes e com a educação, quando a administração municipal fez com que dezenas de estudantes perdessem a prova do vestibular por falta de combustível para o ônibus que levaria os alunos para fazer o exame, uma voz surgiu dando visibilidade para a indignação de todos. A voz é a de Jardson Lima, estudante secundarista engajado em várias atividades sociais, culturais e educacionais, no Município.

No entanto, mais do que falar, o jovem estudante faz acontecer. Jardson Lima mobilizou os outros estudantes prejudicados, os pais dos alunos, a imprensa e o advogado Dr. Brito, e juntos resolveram processar a Prefeitura de Paraipaba pelos danos causados aos estudantes e exigir na justiça, providências e reparação. 

A atitude de Jardson Lima mostra que há jovens atentos para os seus direitos e dispostos a defender o seu futuro e lutar por uma sociedade mais justa, e por um poder público mais responsável e eficiente. Esse exemplo pode inspirar outros jovens e contribuir para um maior engajamento das juventudes nas lutas sociais. Quem se beneficia, além dos estudantes e jovens, é a sociedade de Paraipaba que  ganha um novo lutador social em defesa das juventudes, da educação e de um poder público mais eficaz e verdadeiramente compromissado com os jovens e com a população em geral.

Em tempos tão difíceis é preciso celebrar a coragem e a generosidade da juventude, e renovar as esperanças para um futuro melhor. 

"O novo sempre vem" - Belchior.


 Watcher de la Rua.

quarta-feira, 20 de novembro de 2019

2020: Coletivo Território Criativo prepara ações envolvendo agricultura familiar, economia criativa e desenvolvimento local


Professor Joatan Freitas representa o Coletivo Território Criativo no Encontro Nacional de Agricultura Familiar

O coletivo Território Criativo, especializado em ações envolvendo economia criativa, advocacy  e desenvolvimento sustentável, prepara uma série de atividades que pretendem acolher a agricultura familiar como mais uma ferramenta para o desenvolvimento endógeno de comunidades.

As ações do Coletivo devem acontecer a partir de 2020 e as comunidades que possivelmente receberão essas atividades (ainda em planejamento) devem estar localizadas nos municípios de Itapajé e Paraipaba.

Embora o TC já desenvolva atividades em áreas rurais e até quilombolas, essa nova estratégia envolvendo a agricultura familiar é uma inovação que pedirá todo um incremento nas técnicas e metodologias do Coletivo.

terça-feira, 19 de novembro de 2019

Semana Estadual do Hip Hop do Ceará: FCH2 busca diálogo com a sociedade e terá encontro de representantes do movimento das várias regiões do estado

Como parte das atividades da Semana Estadual do Hip Hop 2019, lideranças do Fórum Cearense de Hip Hop (FCH2) têm se reunido com parlamentares e gestores públicos para discutir a situação das juventudes das periferias do Estado. Na pauta, a violência e truculência policial, a falta de oportunidades de emprego, renda e inclusão social e o direito das juventudes à cidade.

Os representantes do Fórum têm denunciado que jovens são expulsos de praças e logradouros públicos e os seus eventos culturais são interrompidos de forma arbitrária pelas forças de repressão.

O Fórum tem contado com o reforço do historiador Professor Joatan Freitas que vem contribuindo em formações cidadãs e nas articulações das agendas políticas, comunitárias e institucionais do FCH2.

O Fórum Cearense de Hip Hop prepara a realização do Encontro Estadual de Hip Hop 2019 que reunirá representantes do movimento das várias regiões do Ceará e vai discutir a situação do Hip Hop no estado, e o papel desta expressão sócio-política-cultural nas lutas cotidianas das juventudes das periferias cearenses.

Vida que segue. Seguimos acompanhando e noticiando. Só a luta muda a vida!

 Watcher de la Rua.

segunda-feira, 18 de novembro de 2019

S.O.S. Conjunto Ceará: Reforma do Polo de Lazer é uma conquista coletiva histórica que envolve uma maratona de reuniões com o poder público


 
Faixa estendida durante audiência pública Câmara/Assembléia no polo de lazer

Para se chegar à reforma do polo de lazer do Conjunto Ceará foi preciso mais de 20 anos de luta de diversos grupos, entidades, coletivos e indivíduos. Essa conquista tem o suor e a dedicação de muita gente, pelo menos duas gerações de lutadores sociais já se mobilizaram sonhando com uma requalificação para o "coração do Conjunto Ceará". A reforma finalmente foi conquistada e agora a comunidade trabalha de forma coletiva para resolver os detalhes da obra. O cuidado com as pessoas que trabalham há mais de 30 anos naquele lugar (alguns até mesmo antes de existir o polo como conhecemos hoje) é uma necessidade que se impõe. Para garantir que a reforma e a requalificação do polo de lazer aconteça com a participação da comunidade e a garantia dos direitos de quem já trabalha no polo, são necessárias muitas conversas, articulações e negociações com o poder público. Essa mobilização só é possível com a participação de inúmeros atores sociais. Portanto, essa é uma construção coletiva e social, jamais uma obra individual ou personalista. Conheça algumas das muitas reuniões que já foram realizadas pelos diversos grupos da comunidade ao longo da luta pela reforma e requalificação do polo de lazer do Conjunto Ceará:


Linha do tempo – Aqui estão apenas algumas das muitas reuniões que o Movimento S.O.S. Conjunto Ceará participou na luta pela reforma do Polo de Lazer


18 de julho de 2019 - Reunião com secretário da regional V



14 de março de 2019 - Reunião na Casa Civil do governo do Estado com Major André e equipe



27 de agosto de 2018 - Reunião com secretário Élcio na Casa civil


22 de agosto de 2018 - Empreendedores e comunidade se reúnem no Centro Cultural Patativa do Assaré para discutir a reforma do polo




18 de julho de 2018 -Regional e construtora  fazem acordo com a comunidade para a obra iniciar na praça da juventude




12 de julho de 2018 - Reunião com secretário da regional V


Em todas essas reuniões, a comunidade sempre levou contribuições para resolver os impasses e retomar a obra. mesmo que em várias dessas reuniões a prefeitura e o governo tenham demonstrado dificuldades em construir as soluções para assegurar os plenos direitos dos empreendedores e a autonomia da comunidade, ainda assim o movimento S.O.S Conjunto Ceará vem insistindo no diálogo e conquistando vitórias para a comunidade. São conquistas importantes as adequações no projeto da reforma que tornou a obra mais ecológica, social e compatível com as realidades das juventudes locais, e a garantia pelo governo de que os trabalhadores que sobrevivem do comércio no polo terão os seus direitos respeitados e assegurado o seu retorno aos locais de trabalho.

Vida que segue. Seguimos acompanhando e noticiando. Só a luta muda a vida!

 Watcher de la Rua.